Apocalypse Now

Apocalypse Now é um filme de 1979 sobre a Guerra do Vietnam, realizado por Francis Ford Coppola e escrito por John Milius, com Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen.

Apocalypse Now


Enredo do filme

Abertura com o fabuloso tema "The End" dos Doors.

"This is the end Beautiful friend This is the end My only friend, the end Of our elaborate plans, the end Of everything that stands, the end No safety or surprise, the end I'll never look into your eyes...again Can you picture what will be

So limitless and free Desperately in need...of some...stranger's hand In a...desperate land Lost in a Roman...wilderness of pain And all the children are insane All the children are insane"


Saigão...

Martin Sheen é o Capitão Willard e recebe uma "missão voluntária" dos Serviços Secretos Militares Americanos.

Coronel Walter E. Kurtz foi um dos melhores oficiais de todos os tempos no exércitos dos Estados Unidos. A partir de certa altura, as suas ideias, os seu métodos tornaram-se "pouco ortodoxos". Assassinou dois agentes secretos sul vietnamitas por pensar serem "agentes duplos". A missão de Capitão Willard é "terminar" o comando do Coronel Kurtz por qualquer meio necessário.

As Cartas da Morte

O Coronel Kilgore (Robert Duvall) coloca sobre os cadáveres dos Vietcongs cartas, chamadas "Cartas da Morte", supostamente, para o inimigo saber quem fez isto.

Surfista famoso

Está o Coronel Kilgore a dar uma lição de "humanidade" a um seu soldado que não queria dar água a um Vietcong ferido com gravidade afirmando, "Quem é valente para combater, pode beber do meu cantil em qualquer dia..." mas, no preciso momento em que começava a dar de beber ao soldado ferido, alguém lhe diz que Lance Johnson, um surfista famoso, estava naquele local, ele esquece-se de dar água ao moribundo e vai ver o surfista. É uma das muitas cenas com um excelente humor negro apropriado para o filme.

Operação Psicológica

A operação psicológica era um ataque ao som da "Dança das Valquírias de Wagner.
"Aqui Romeo Fox Trot, vamos à dança?". Um dos momentos mais altos do filme!

Adoro o cheiro a Napalm pela manhã

O Tenente Coronel Kilgore manda bombardear uma parte da floresta para "limpar" os vietcongs que lá estão para poderem surfar à vontade.
Adoro o cheiro a Napalm pela manhã... ...cheira a vitória.

Jay "Chef" Hicks

Chamam-lhe "Chefe" porque ele é "Chef" de culinária, mais exactamente um "Sauciere", especialista em "molhos".
Quando o Chef juntamente com o Capitão Willard saem do barco para apanhar mangas são surpreendidos por um tigre.

Willard começa a compreender Kurtz

À medida que subiam o rio, o Capitão Willard lê e relê todo o ficheiro do Coronel Kurtz e começa a compreender as suas frustrações com o comando. Não poderia ser apenas insanidade e homicídio, todos os que combatiam tinham um pouco de ambos.

Inspecção ao barco de pesca

Durante o percurso avistaram um barco Vietnamita que, aparentemente, transportava uma família de pescadores, vegetais e legumes. O Chief Phillips insistiu para efectuarem uma inspecção de rotina apesar do Capitão Willard querer prosseguir na missão que era prioritária. Durante a inspecção a barco "Clean" assustou-se e "metralhou" tudo o que se movia.

A morte de Tyrone 'Clean' Miller

Durante a subida são atacados por rockets que eram disparados de ambas as margens em fogo cruzado. Clean é atingido e morre.

Os aliados Franceses

Continuaram a subir o rio e encontraram uma milícia de algumas dezenas de elementos Franceses. Uma família Francesa recusou-se a abandonar as propriedades que estavam na família há mais de setenta anos. Montaram uma defesa forte e insistem em manter-se no local. Na cena do almoço esgrimem-se as diversas opiniões políticas sobre as razões e o possível desfecho da guerra.
"(..) e vocês Americanos, estão a lutar pelo maior nada da história (...)"
"(..)porque é que nunca se pode entrar no mesmo rio duas vezes? Porque o rio está sempre em movimento."

A morte de Chief Phillips

Continuaram caminho, rio acima, e foram atacados por uma chuva de flecha sem ponta, de madeira. Phillips assustou-se e ordenou para dispararem em todas as direcções. Apesar dos avisos do Capitão Willard, Phillips entrou em pânico a disparar em todas as direcções até que uma lança, com ponta metálica, foi atirada da margem por um indígena e acertou em cheio no peito do Chefe Phillips.

A chegada ao destino

Quando chegam ao fim do rio, são cercados por centenas de indígenas com o corpo pintado de branco. Ao chegar à margem são recebidos por um foto-jornalista que diz que todos aqueles indígenas são "filhos" do Coronel Kurtz. O cenário era de terror, existiam corpos por todo o lado, algumas cabeças humanas também. Kurtz tinha realmente enlouquecido.
Quando o levaram à presença de Kurtz, figura enigmática ...

Talvez o melhor filme de guerra alguma vez feito... (é só a minha opinião, deixe a sua)



Mensagens populares deste blogue

Braveheart - O Desafio do Guerreiro

Warrior - Combate Entre Irmãos (2011)

Tubarão